No segundo jogo da Fase de Grupos, Portugal empatou a três bolas frente à seleção italiana, e ocupa a terceira posição do Grupo A. Uma partida em que a equipa das quinas conseguiu ganhar a vantagem, mas cuja empate surgiu a 10 segundos do fim.

A seleção das quinas entrou decidida a assumir o controlo do jogo com as italianas a jogarem mais recuadas, mas numa falha de marcação, Francesca Maniero surge sozinha ao segundo poste e colocou a Itália em vantagem no marcador, ao minuto 18 (1-0).

Na resposta, Portugal intensificou o ataque enquanto a squadra azzurra optou por subir a marcação criando algumas dificuldades na área lusa e obrigando Maria Vieira a brilhar na baliza.

Ao minuto 10, Ana Catarina recuperou uma bola e assistiu Inês Severino que desviou para o empate (1-1). O golo animou a seleção nacional que começou a conseguir criar mais espaços para o remate à baliza italiana dando trabalho à guardiã adversária. A seis minutos do descanso, Portugal beneficiou de um penálti, mas Raquel Santos viu o golo negado pela guarda-redes italiana, com o empate a prevalecer ao intervalo.

Na segunda parte, Portugal entrou a ganhar no primeiro minuto: perda de bola das italianas recuperada por Sofia Moncóvio para marcar o 1-2. O golo animou a equipa que manteve a pressão e o foco na baliza adversária, o que veio a frutos ao minuto 17, com o bis de Inês Severino para o 1-3. Com o jogo controlado e quando parecia que a vitória já não fugia, à entrada do minuto cinco a Itália reduziu para o 2-3 e, a 10 segundos do apito final, perfez o 3-3 final.

No balanço do jogo, a capitã Marlene Sousa explicou que a equipa sabia que «a Itália tem uma seleção forte e conscientes que estamos na Fase de Grupos, sendo o segundo jogo procurávamos obviamente a vitória», no entanto «falhámos em pormenores que não podemos falhar. A Itália é forte nas transições e foi assim que marcou». «Focar naquilo que podemos controlar e o nosso objetivo mantém-se intacto. Vamos continuar a trabalhar porque ainda falta muito campeonato e estamos focadas nisso», disse.

Na opinião do selecionador nacional. Hélder Antunes, «acaba por ser premiada uma equipa que acreditou até ao fim e foi mais astuta em vários momentos de jogo», apesar de Portugal ter tido «o domínio e ter criado oportunidades para resolver o jogo mais cedo». «Acho que poderíamos ter levado outro resultado. Temos de assumir os erros que cometemos, temos de os corrigir e, rapidamente, temos de ser uma equipa dentro de campo», sublinhou.

Na antevisão do jogo de amanhã, frente à seleção francesa, o técnico acredita que «será um jogo diferente do de hoje: são equipas diferentes, em que se não estivermos na máxima força vamos passar um mau bocado». Sobre o adversário, Antunes explicou que «é uma França que tem jogadoras, apesar de jovens, a ganhar alguma experiência internacional e duas delas que já começam a ser referências nos seus clubes». «Estamos atentos e vamos fazer o nosso trabalho e só o melhor Portugal é que poderá levar de vencida a França, caso contrário, será um jogo complicado», concluiu.

Fase de Grupos

Espanha 5 x 1 Portugal
Itália 3 x 3 Portugal
06/12/2023 | 17h00 | Portugal x França

Consulte as fichas de jogo, resultados e classificações em tempo real aqui.

Toor

Patrocinadores Oficiais do Hóquei em Patins