Portugal fechou a Fase de Grupos com uma vitória frente à Itália, por 1-3 e está nos quartos de final. A seleção espera agora pelo desfecho do jogo entre Espanha e França para conhecer o adversário dos quartos que será a Inglaterra ou a Áustria, conforme terminar em primeiro ou segundo lugar do Grupo A.

A partida não começou de feição para a equipa das quinas que sofreu um golo com apenas 30 segundos de jogo, através de um remate de longe com o desvio do jogador italiano à boca da baliza.

Numa primeira parte de intensidade elevada e equilibrada apesar do golo, Portugal conseguiu dar a volta ao marcador antes do intervalo: ao minuto 13 Martin Nunes recuperou uma bola na tabela de fundo e foi direto para a baliza marcar o golo do empate (1-1) e, no minuto seguinte, Tomás Almeida rematou forte para o 1-2.

Na segunda parte os italianos entraram determinados e criaram várias situações de perigo, mas Bruno Torres esteve sempre atento. A sete minutos do fim Afonso figueiredo, com um remate forte cruzado selou a vitória lusa com o 1-3.

Na análise a este terceiro jogo, o guarda-redes Bruno Torres explicou que a equipa «precipitou-se e quis individualizar em momentos do jogo, dando algumas oportunidades ao adversário. «O golo muito cedo atrapalhou-nos um bocado, mas ao longo do jogo fomos corrigindo e melhorando a nossa forma de jogar», acrescentou.

Amanhã segue-se a fase a eliminar e Bruno não deixa margem para dúvidas: «estamos muito confiantes, cheios de vontade de ganhar. A equipa está muito unida e isso é o que importa. Dentro de campo demonstramos muita raça o que considero muito importante para ganhar os jogos todos», concluiu.

O selecionador nacional, Hugo Azevedo admitiu que Portugal «teve uma má entrada, o que condicionou e precipitou um pouco os atletas devido ao golo madrugador que não estávamos à espera», mas acrescentou que «ainda assim, tivemos a capacidade de dar a volta ao jogo, de estar sempre na frente do marcador, e a verdade é que o resultado podia ter sido outro».

Segundo Azevedo «a Itália também podia ter feito mais golos e nós tivemos muitas oportunidades que acabamos por não concretizar, mas só posso fazer um balanço muito positivo daquilo que estes rapazes têm dado». «Mostraram até ao dia de hoje que estão preparadíssimos para disputar este este troféu é e eu acredito muito que vamos estar no sábado na final, preparados e em condições para sermos campeões europeus».

Terminado o jogo entre Espanha e Itália, Portugal fica na 1ª posição do Grupo A e vai jogar amanhã, às 16h, frente à Áustria, os quartos de final da competição. Consulte o calendário completo e as fichas de jogo em tempo real aqui e assista aos jogos na WSE TV.