Depois da vitória categórica de ontem, frente à Catalunha, Portugal venceu, esta manhã, a seleção francesa, por 4-2, no segundo jogo do Torneio Internacional Golden Cat. Com esta vitória, a equipa das quinas já garantiu o lugar na final de amanhã.
Numa primeira parte algo «adormecida», os franceses marcaram primeiro, logo ao minuto 21. A equipa portuguesa demorou a reagir, com o jogo algo encaixado. O golo do empate acabou por surgir, ao minuto nove, assinado por João Rodrigues (1-1), resultado com que as equipas foram para o balneário.
No segundo tempo, Portugal entrou mais determinado, criando perigo logo no início, com uma bola ao ferro da baliza adversária. No minuto 19, num lance infeliz dos franceses a bola entra na baliza com o golo a ser atribuído a Rafa (2-1). Mais à frente, duas oportunidades de bola parada desperdiçadas por cada equipa: Nuno Santos viu o azul ao minuto 14, mas Xano Edo defendeu o livre direto e, cinco minutos depois, Hélder Nunes não converteu pela 10ª falta assinalada a França, «redimindo-se» logo depois, em jogada corrida, marcando o 3-1.
Renato Garrido aproveitou o desconto de tempo para pedir aos jogadores para não complicarem e jogarem a bola com rapidez. Os gauleses não baixaram os braços e reduziram, ao minuto três e «acordaram» em busca do empate, mas é Portugal que marca, no último minuto: Hélder Nunes recuperou a bola e levou-a de forma exemplar para a área contrária, tirando os adversários do caminho, e assistiu João rodrigues, que bisou para o 4-2. A 16 segundos do apito final, foi assinalado penálti contra Portugal, mas Bruno di Benedetto rematou ao ferro.
Na análise à partida, o selecionador nacional considerou que foi «mais um jogo que sabíamos que ia ser difícil e extremamente competitivo, com uma França que já conhecemos e que, apesar de não estar completa, assim como nós, é uma equipa que sempre dificulta a vida a qualquer seleção».
Garrido frisou que o «acumular dos treinos e do esforço que temos vindo a fazer» contribuiu para que «as coisas não corressem tão fluidamente como pretendíamos, mas estamos a crescer como equipa, isso é o mais importante». «Todos estão a ter minutos para poder jogar, para crescer a nível individual e, coletivamente, vamos conseguir de dia para dia melhorar», concluiu.
Portugal joga esta tarde, o terceiro jogo frente à seleção italiana.
Agenda GoldenCat
Catalunha 3 x 9 Portugal
Portugal 4 x 2 França
01/07/2023 | 17:00h | Itália x Portugal
3º e 4º Lugar
02/07/2023 | 09:45h
Final
02/07/2023 | 12:00h
Pode assistir aos jogos do torneio GoldenCat aqui.