O 44º Torneio Inter-Regiões, que se realiza de 9 a 12 de abril, em Bragança, vai ter pela primeira vez em competição uma equipa feminina. Trata-se da Seleção OIST de sub-17, que vai competir com mais 11 seleções representantes das Associações Regionais.

O selecionador nacional de Femininos, Hélder Antunes, considera que «é importante darmos o maior tempo possível de competição a estas atletas, tendo em conta o que perspetivámos para os próximos anos: fazer as atletas crescer em competição porque quanto mais isso acontecer, mais risonho poderá ser o futuro do hóquei feminino a curto prazo».

O selecionador explica que a equipa técnica e a DTN traçaram como objetivo nesta fase «aumentar o número de competição às atletas que se encontram nesta faixa etária (sub-17), de modo a fazê-las crescer e podermos trabalhar e observar de perto a sua evolução ao longo dos anos». Hélder Antunes não tem dúvidas que «o futuro do hóquei em patins feminino passará, a médio prazo, por estas atletas que se encontram agora nesta faixa etária. Daí a importância de incluir a seleção OIST no Inter-Regiões».

Além deste primeiro momento no Inter-Regiões masculino, «estas atletas terão um segundo momento no Inter-regiões feminino, poderão estar também no Torneio OIST que a FPP organiza no Luso e estão todas em condições de serem selecionáveis para poderem participar no Challenge europeu, em dezembro».

O processo de seleção destas atletas incidiu, numa primeira fase, «num longo processo de observação nos seus clubes, onde foi acompanhada a sua evolução». A segunda fase do processo consistiu em «trabalhar diretamente com as atletas e observá-las no terreno, no âmbito do Projeto OIST da FPP».

Hélder Antunes explicou ainda que todo este trabalho efetuado tem o objetivo de fazer com que «quando estas atletas chegarem à Seleção sénior feminina, o façam com melhores condições e melhor preparadas, de forma a atacar com ainda mais afinco e soluções, títulos internacionais».

«O grande objetivo, não é ganhar o Inter-Regiões masculino, mas criar condições para aumentarmos a quantidade e a qualidade de atletas femininas que, o mais breve possível, estejam em condições de levantar os títulos internacionais na seleção principal. É isso que nos move, um trabalho sustentado e acreditar que é por aqui que vamos chegar aos títulos a curto e médio prazo», concluiu.

Todos os jogos do Torneio vão ser transmitidos na FPP TV. Consulte aqui o calendário.


0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Toor

Patrocinadores Oficiais do Hóquei em Patins