A seleção nacional de sub-17 venceu as italianas por 1-5, e ocupa a segunda posição na tabela, com quatro pontos.
Depois do empate frente à Inglaterra, as atletas lusas entraram em rinque determinadas, imprimindo um ritmo elevado no jogo, o que acabou por surpreender as italianas. Ao intervalo Portugal vencia por 0-2, com golos da capitã Ana Silva e Rute Santos.
Na segunda parte, Itália reduziu logo no primeiro minuto, mas foi o conjunto luso que tomou as rédeas do jogo com uma finalização eficaz. Mariana Teixeira dilatou para os 1-3 aos nove minutos e, a três minutos do final, Portugal selou o resultado com mais dois golos assinados por Rute e Ana.
No final da partida, o selecionador nacional, Hélder Antunes, referiu que este foi «apenas um passo importante na nossa caminhada para o primeiro objetivo, que é estar na decisão de sábado» e sublinhou que «são três pontos importantes», mas que a equipa tem de continuar «a ter os patins bem assentes na pista, porque ainda há dois jogos para disputar que vão ser de um grau de dificuldade elevado». «A equipa tem de mostrar que tem essa maturidade emocional e conseguir responder em campo com aquilo que pretendemos», disse.
Para Antunes, o jogo de hoje foi uma boa resposta depois do empate com a Inglaterra, onde «o fator surpresa e a forma como a equipa conseguiu anular a Itália e jogar com um bloco subido, sobretudo tendo em atenção algumas peças importantes na dinâmica coletiva da Itália, baralhou o plano de jogo das adversárias». «Também tivemos a felicidade das jogadoras quererem muito mudar a imagem que tinham deixado no primeiro jogo. E o resultado foi-se construindo. Temos de continuar focados e pensar agora no jogo da manhã, porque queremos seguir a caminhada para estar sábado na final», concluiu.
Agenda
Portugal 3 x 3 Inglaterra
Itália 1 x 5 Portugal
31/08/2023 | 18h00 | Alemanha x Portugal
01/09/2023 | 14h00 | Portugal x França
Acompanhe todos os resultados e as fichas de jogo em tempo real aqui e assista aos jogos na WSE TV.