As Seleções Nacionais de Seniores Masculinos e Femininos, embarcaram hoje, para San Juan, onde vão participar nos respetivos campeonatos do mundo, de 7 a 13 de novembro, integrados nos WSG2022.
Ontem, ambas as equipas realizaram os derradeiros treinos em Portugal, no Pavilhão do FC Alverca, antes de viajarem para San Juan.
No final do treino da equipa Sénior Feminina a capitã, Marlene Sousa, explicou que o conjunto está «muito motivado por representar o nosso país, para nós é uma honra enorme. Sabemos o quão especial é disputar um Campeonato do Mundo na Argentina. Vamos com as expectativas altas, sabendo das dificuldades, mas também sabemos das qualidades da nossa seleção».
A atleta revelou que o objetivo é «fazer melhor do que fizemos no último mundial e é nisso que estamos focadas: pensar jogo a jogo e tentar chegar o mais longe possível» e alimentam «o sonho de sermos campeãs». «Estivemos a trabalhar durante estas três semanas em prol do melhor lugar possível. Queremos muito o primeiro lugar. Sabemos as dificuldades, temos os pés bem assentes na terra, somos humildes, pensamos jogo a jogo e vamos dar tudo lá dentro pelo nosso país».
Para o selecionador nacional, Hélder Antunes, a equipa parte «com a confiança de quem vai com alma lusitana representar um povo português guerreiro, defender a nossa imagem de marca». Antunes explicou que o conjunto está «num grupo complicado, mas também esperamos complicar a vida às outras seleções».
«As três seleções que vamos defrontar na Fase de Grupos, já foram todas campeãs do mundo: temos as campeãs sul-americanas, as tricampeãs mundiais e uma França que está em processo de renovação. Vamos jogo a jogo, confiantes no trabalho que fizemos e que ainda vamos fazer quando aterrarmos na Argentina», disse deixando uma certeza: «apesar de nunca termos sidos Campeãs do Mundo – há 21 anos que nos fogem os títulos internacionais – vamos com a alma toda e vamos lutar em todos os jogos pela vitória do primeiro ao último segundo. Isso é garantido»
«O grande objetivo é melhorar Barcelona 2019» onde a equipa Lusa «caiu nos quartos de final ante o Chile. Agora queremos melhorar e só depois é que podemos pensar noutros voos ou objetivos»., concluiu.
No que diz respeito à seleção Sénior Masculina o capitão, João Rodrigues, afirmou que a equipa vai «com o sonho e o objetivo da conquista do título».
Para João Rodrigues, Portugal não é o principal candidato: «a Argentina, por jogar em casa e com a seleção que tem, tem de ser assumida por todos como a principal candidata a ganha. Juntaria a Espanha (que é a atual campeã europeia), a França (que é a vice-campeã europeia) e a Itália». O capitão acredita que «vai ser um mundial muito competitivo, com cinco pretendentes ao título, o que acho muito saudável para a modalidade e espero que, no final, possa ser Portugal a trazer o título novamente».
«Mais do que dificuldades, vamos viver uma experiência inolvidável. É fantástico podermos jogar no Aldo Cantoni, que é um pavilhão mítico. Acima de tudo temos de desfrutar com responsabilidade de sermos Campeões do Mundo, mas com um orgulho enorme de podermos ir defender esse título no Cantoni. Fomos Campeões do Mundo no Palau Blaugrana, provavelmente a segunda pista mais emblemática do hóquei mundial, agora vamos à mais emblemática, tentar novamente fazer história», disse.
João Rodrigues destacou que «a nossa principal arma é o espírito que temos ao longo dos anos. É uma seleção que nos últimos anos tem tido poucas mexidas, conhecemo-nos muito bem, confiamos muito no parceiro que temos ao lado e isso pode ajudar-nos nos momentos difíceis».
O selecionador nacional da equipa masculina, Renato Garrido, fez um balanço destas três semanas de preparação e salientou que o europeu já está no passado: «a atitude que os jogadores tiveram durante estas semanas de trabalho demonstraram que o europeu já está ultrapassado. Agora é uma competição diferente, é um Campeonato do Mundo. Sabemos as dificuldades que vamos encontrar, mas estamos preparados para aquilo que nos espera».
Para Garrido, «Portugal será sempre uma seleção, a nível do Hóquei em Patins, que quer ganhar em qualquer competição internacional, seja mundial ou europeu». Sobre o primeiro jogo, frente à seleção francesa, considerou ser uma equipa «bastante difícil. Tem vindo num crescendo muito grande nos últimos anos e temos de ter muita atenção» salientando que «o objetivo principal no início, é conseguirmos classificarmo-nos em primeiro lugar, e depois ver com que adversários vamos jogar e o grau de dificuldade que vamos ter nesses jogos».
O técnico também acredita que «a Argentina será a grande candidata, o grande favorito, porque joga em casa numa cidade e num pavilhão que é a loucura total pelo hóquei e essencialmente pela seleção. Depois há outras seleções muito fortes como somos nós, Espanha, Itália, a própria França».
«É uma semana em que se houver inspiração da nossa parte como houve no mundial, se formos felizes como fomos no mundial, também somos aqueles que têm uma palavra a dizer e tudo faremos para levar o nome do Hóquei em Patins e de Portugal o mais longe possível», concluiu.
Pode assistir a todos os jogos da seleção nacional de Seniores Masculinos, em direto, através da RTP1, RTP Internacional e RTP África.
Agenda | Mundial de Seniores Femininos | Fase de Grupos
07/11/2022 | 15h | França x Portugal
08/11/2022 | 17h | Portugal x Espanha
09/11/2022 | 15h | Portugal x Chile
Agenda | Mundial de Seniores Masculinos | Fase de Grupos
07/11/2022 | 22:45h | Portugal x França
08/11/2022 | 22:45h | Itália x Portugal
09/11/2022 | 22:45hh | Chile x Portugal