A seleção nacional absoluta feminina iniciou com uma vitória a jornada no Campeonato do Mundo, que decorre até dia 21, em Itália. Portugal venceu a Colômbia, por cinco golos sem resposta, no primeiro jogo da Fase de Grupos. Mais logo, às 17h30, é a vez dos seniores masculinos entrarem em ação, frente à seleção dos Estados Unidos (jogo com transmissão na RTP1).
No rinque do Pala del Lago, o conjunto das quinas teve na guardiã colombiana a maior barreira que, apesar das oportunidades criadas, foi negando o golo português, até faltarem cerca de três minutos para o intervalo, altura em que Inês Severino rematou à entrada da área.
Na etapa complementar, das poucas vezes que a Colômbia tentou chegar ao golo, Cláudia Vicente não vacilou. Portugal continuou a impor o ritmo de jogo e dilatou o resultado. Leonor Coelho, Joana Teixeira e Raquel Santos estabeleceram o 4-0. Ana Fernandes fechou o resultado com chave de ouro ao cobrar, de forma brilhante, um livre direto que deu o 5-0 para a seleção.
No final do jogo a capitã, Ana Catarina referiu que «o primeiro jogo de um mundial é sempre muito difícil, mas penso que foi um bom jogo. Saímos daqui com os três pontos que era o que queríamos».
Na análise à primeira parte, Ana Catarina explicou a dificuldade em jogar com «uma equipa que defende muito fechada e com uma boa guarda-redes. Sabíamos que ia demorar a entrar o primeiro golo, mas também tínhamos noção que quando marcássemos o primeiro que ia ser mais fácil e foi o que aconteceu».
Sobre a partida de amanhã, frente à seleção francesa, a capitã sublinhou que «todos os jogos no mundial são difíceis. Vai ser outra equipa que também defende muito fechada e com uma boa guarda-redes que contra nós faz sempre grandes e vamos ter muita paciência».
Para o selecionador nacional, Hélder Antunes, esta foi «uma vitória difícil. Os números não expressam a grande dificuldade que tivemos. O segredo esteve na paciência. A equipa foi paciente, não se enervou e conseguimos fazer a nossa gestão, imprimir o nosso ritmo de jogo e ser pacientes até aparecer o primeiro golo para tentar depois desbloquear a defesa da Colômbia».
«Fruto disso, na segunda parte o jogo teve características diferentes, mas estou muito orgulhoso e satisfeito com a postura e a maturidade que estas jogadoras mostraram hoje em campo», acrescentou.
Antunes é perentório: «Queremos ganhar o segundo jogo. Amanhã, quero mais do que o que vi hoje e só assim é que podemos evoluir. Não nos contentamos em dar o máximo. Temos de estar sempre algo acima do máximo e ultrapassar os nossos limites se não, não conseguirmos evoluir. E frisar também que das cinco jogadoras que terminaram o jogo, nenhuma delas é sénior: são Sub-17 e Sub-19».
O técnico explicou ainda que esta é a prova da confiança que tem neste grupo e no futuro desta seleção: «é a prova que confiamos nestas atletas e que todas elas nos dão garantias. São lançadas, estão aqui para jogar e para trabalhar em prol de um coletivo que luta pela vitória em todos os jogos».
Resultados
Portugal 5 x 0 Colômbia
Agenda | Fase de Grupos
17/09/24 | 16h | França x Portugal
18/09/24 | 14h | Argentina x Portugal
19/09/24 | Quartos de final
20/09/24 | Semi-finais
21/09/24 | 20h | Final
Consulte o calendário completo e acompanhe as fichas de jogo em tempo real aqui e assista à partida em direto através da World Skate TV.