O SL Benfica é o vencedor da Taça de Portugal Feminina 2024/25, após um jogo bastante equilibrado e com vitória pela margem mínima (2-1). As águias conquistaram assim o seu 11º troféu nesta prova em que foi o dominador incontestável.
O equilíbrio foi mesmo a nota dominante sobretudo na primeira parte. O SL Benfica teve maior volume de jogo ofensivo, mas a AD Sanjoanense/Delba teve processos defensivos assertivos e contou com uma grande exibição da sua guarda-redes, Daniela Pereira, para impedir o arranque do marcador. O nulo ao intervalo era um justo prémio para a equipa de São João da Madeira, que preconizava um duelo ainda mais intenso após o intervalo.
E assim foi. O SL Benfica continuou na sua vertente ofensiva, colocando em prática os seus desenhos táticos, mas as adversárias mantiveram o bloco fechado e a baliza trancada. Já tinham passado 11 minutos da segunda parte quando surgiu o golo com um remate cruzado, assinado por Maria Sofia Silva (36’).
A AD Sanjoanense/Delba tentou também chegar ao golo, mas foi o SL Benfica que, a dois minutos do final, aumentou a vantagem para o 2-0, por intermédio de Aimée Blackman na cobrança de um livre direto.
A escassos segundos do fim, Catarina Costa ainda reduziu para a Sanjoanense, mas já não havia tempo para mais.
O que disseram:
Paulo Almeida, treinador do SL Benfica
“Assistimos a um grande jogo de hóquei em patins feminino, com uma vitória justa por parte do Benfica. Tivemos sempre mais caudal ofensivo, mas vínhamos com a equipa preparada para jogar contra um adversário que defensivamente é muito forte. Por isso digo que foi um excelente jogo de hóquei, digno de uma final e que o Benfica mereceu vencer”.
Marco Lopes, treinador da AD Sanjoanense/Delba
“Sabíamos que para ganhar tínhamos de sofrer, mas acima de tudo saber sofrer. Foi isso que se passou na primeira parte, mas na segunda demos algum espaço e a equipa foi penalizada. Mas saio daqui muito orgulhoso das minhas jogadoras, foi uma grande final e mostrámos que estamos à altura”.
Marlene Sousa, jogadora do SL Benfica
“Antes de mais dizer que estou muito orgulhosa da minha equipa, das minhas colegas por mais esta conquista. Mas também dar conta que este foi um jogo muito especial para mim, pois defrontava uma equipa onde também fiz um percurso importante na formação. Mas estamos de parabéns por mais este troféu e creio que este jogo foi uma excelente propaganda para o hóquei. E assim espero que continue”.
Catarina Costa, jogadora da AD Sanjoanense/Delba
“O jogo foi decidido nos pormenores. Tínhamos consciência que iria ser um jogo difícil, mas vínhamos preparadas para as decisões nos detalhes. Infelizmente para nós, caiu para o SL Benfica, mas acho que em termos defensivos estivemos muito bem, sobretudo na primeira parte”.
Final Four Taça Portugal Feminina 2025:
Sexta-feira, 16 de maio
Meia-final 1, às 18h30: A Stuart HC Massamá, 0 – SL Benfica, 2
Meia-final 2, às 21h30: AE Física D, 4 – AD Sanjoanense/Delba, 6
Sábado, 17 de maio
Final, às 20h: SL Benfica, 2 – AD Sanjoanense/Delba, 1