O SL Benfica venceu, esta tarde, o dérbi da final da Taça de Portugal de Seniores Femininos frente ao Sporting CP, por 1-3. Esta é a oitava Taça de Portugal consecutiva para as águias, que juntam o troféu, também pela oitava vez consecutiva, à conquista do Campeonato Nacional.
A primeira parte foi intensa e equilibrada com o ritmo de jogo bastante elevado e com oportunidades de parte a parte.
O SLB jogava à espera do erro do Sporting para poder aproveitar as transições e, aos 19 minutos, as águias inauguraram o marcador, por Cata Flores (0-1).
O Sporting teve uma primeira oportunidade para empatar quando, aos 8 minutos, é mostrado cartão azul a Beatriz Figueiredo. Ana Catarina tentou a picadinha no livre direto mas Maria Vieira defendeu. O golo do empate surgiu mesmo no minuto seguinte, através de um remate de Inês Vieira, sem hipótese para a guardiã das águias (1-1).
A dois minutos do fim da primeira parte, Maria Sofia Silva voltou a colocar as águias em vantagem, ao perfazer o 1-2, resultado ao intervalo.
No início da segunda parte a intensidade manteve-se, mas só aos 14 minutos surgiu mais um golo. Marlene Sousa aproveitou um ressalto e perfez o 1-3, resultado final do encontro.
No final do encontro, o treinador do Sporting CP, Nuno Pinto, confessou a desilusão: «tenho ali onze mulheres destroçadas porque queriam muito ganhar um título pelo Sporting. Mais uma vez não conseguimos e o que conta são os títulos».
Sobre o jogo, o técnico começou por «dar os parabéns ao nosso adversário que nos venceu três vezes seguidas e contra factos não há argumentos. Acho que fizemos um play-off brilhante, fizemos uma final da Taça muito boa: uma primeira parte excelente mas que não deu para vencer. O 1-2 antes do intervalo foi decisivo para a história do jogo, estávamos por cima, podíamos ter ido para intervalo com o jogo empatado e talvez fosse diferente».
Paulo Almeida, treinador do SL Benfica considerou que «foi um grande jogo, o Benfica é um justo vencedor». Para o técnico, a equipa «durante os 50 minutos de jogo teve mais oportunidades, marcou três golos, podia marcar mais. O Benfica não se vai cansar de ganhar. Elas querem todos os anos ganhar e bater recordes», disse.