No arranque da Elite Cup Feminina, o SL Benfica goleou a Escola Livre A, por 9-1, na primeira meia-final do dia e garantiu desta forma a presença na final de amanhã, onde vai defrontar a AD Sanjoanese/Delba, às 12 horas.
A equipa de Oliveira de Azeméis entrou bem na partida e adiantou-se no marcador com um golo de Andreia Moreira aos cinco minutos de jogo. No entanto, quatro minutos depois, o SL Benfica operou a reviravolta no marcador: Marlene Sousa assistiu Bia Figueiredo para o golo do empate e, passados 15 segundos, Maria Sofia Silva colocou as águias em vantagem com o 2-1.
A partir daqui o SL Benfica foi gerindo e dilatando o marcador. Maria Sofia com mais dois golos e Marlene Sousa estabeleceram o resultado ao intervalo nos 5-1 e, na segunda metade Raquel Santos e novamente Marlene (dois golos) e Maria Sofia fecharam o resultado nos 9-1.
No final do jogo, Maria Sofia Silva explicou que a equipa «podia ter entrado melhor no jogo, mas rapidamente impôs o seu ritmo de jogo. Sofremos o primeiro golo e depois respondemos. Sabíamos que não ia ser fácil: elas entraram a ganhar, nós respondemos e reagimos e a partir daí foi jogar o nosso hóquei e traduzir na pista».
O treinador das águias, Paulo Almeida referiu que «acabou por ser um bom jogo» apesar de admitir que a equipa «não entrou bem» na partida, mas depois de «fazermos o 2-1 a equipa tranquilizou e os golos foram surgindo naturalmente». O técnico fez questão de dar os parabéns à equipa adversária frisando que é «uma equipa muito mais forte neste ano do que no ano passado, muito bem orientada, muito bem organizada, que dificultou, até conseguir, o Benfica».

©SigmaStars
Na segunda meia-final, A AD Sanjoanense/Delba venceu o HC Turquel por 4-7. Num jogo cujo resultado não espelha o equilíbrio que houve na maioria dos 50 minutos, as alvinegras desperdiçaram a oportunidade de se colocar em vantagem no marcador depois de Catarina Viola negar a conversão de um penálti a Renata Balonas. Praticamente a meio do primeiro tempo, a ADS inaugurou o marcador por Catarina Costa (0-1), resultado ao intervalo.
Na segunda metade, o conjunto de São João da Madeira entrou bem e aumentou a vantagem para três golos sem resposta, da autoria de Daniela Silva e bis de Catarina Costa. Ainda assim, o HC Turquel não baixou os braços e encurtou as distâncias para o 2-3 com golos da autoria de Carolina Monteiro e Leonor Coelho, este na recarga de um penálti.
A oito minutos do fim, a ADS dilatou de penálti convertido por Ana Couto, mas as alvinegras reduziram dois minutos depois (3-4). A partir daqui a ADS não facilitou e ampliou o marcador com golos de Ana Couto e bis de Joana Teixeira. Bruna Pina fechou as contas com o quarto golo do HCT e estabeleceu o resultado final nos 4-7.
No final da partida, Bárbara Marques explicou que a equipa «entrou um bocadinho a medo, mas o jogo foi fluindo e conseguimos o mais importante que era a vitória e passar para amanhã». A jogadora fez ainda questão de dedicar a vitória à capitã Inês Marega, ausente por lesão.
Para o treinador da ADS, Marco Lopes, «as sensações de hoje foram muito positivas e conseguimos colocar o nosso modelo de jogo em prática. O HC Turquel tem uma boa equipa, criou-nos muitas dificuldades, mas conseguimos estar à altura dos desafios».
SL Benfica 9 x 1 Escola Livre A
HC Turquel 4 x 7 AD Sanjoanense/Delba
Final
13/10/24 | 12h00 | SL Benfica x AD Sanjoanense/Delba
Assista à final da Elite Cup nos canais e na app da DAZN Portugal e na FPP Tv e acompanhe todos os resultados, classificações e fichas jogo em tempo real no Portal de Jogos HP.