No jogo #2 das meias-finais do Playoff do Campeonato Nacional Feminino, SL Benfica e HC Turquel venceram fora de portas e garantiram o lugar na final, disputada à melhor de três jogos, nos dias 22, 28 e 29 de junho.
Em Oliveira de Azeméis, o SL Benfica goleou a Escola Livre A por 1-14, carimbando a presença na final sem necessidade de terceiro jogo — depois da vitória por 5-0 no jogo #1, disputado na Luz.
Ao intervalo, as águias já venciam por 0-5, com golos de Maria Sofia Silva, Raquel Santos, Elena Tamiozzo (2) e Aimee Blackman. A equipa da casa desperdiçou, entretanto, a possibilidade de reduzir, de bola parada, após cartão azul mostrado a Maria Sofia Silva.
No arranque da segunda parte, Sofia Moncóvio fez o 0-6. A partir daí, o Benfica continuou a dilatar a vantagem. Marlene Sousa, Rita Batista, Elena Tamiozzo (2), Beatriz Figueiredo e Maria Sofia Silva (3) fecharam a contagem para o conjunto da Luz. Andreia Moreira marcou o golo da equipa da casa.
Na outra meia-final, disputada em São João da Madeira, o desfecho foi decidido apenas nos penáltis. A AD Sanjoanense entrou melhor e adiantou-se no marcador aos cinco minutos, por Catarina Costa. Ainda antes do intervalo, Joana Teixeira fez o 2-0, resultado com que as equipas foram para os balneários.
No segundo tempo, dois golos de Lourdes Lampasona, aos 17 e 24 minutos, restabeleceram a igualdade, levando o jogo a prolongamento. Sem golos no tempo extra, a decisão seguiu para as grandes penalidades, onde a Sanjoanense não conseguiu converter nenhuma das tentativas, ao passo que Renata Balonas marcou o único golo da série e deu a vitória às alvinegras.
O primeiro jogo da final do Playoff está marcado para o dia 22 de junho, na casa do SL Benfica.
Foto de Capa: Arquivo FPP