Naquele que foi um grande jogo de hóquei em patins no feminino, o SL Benfica venceu a AD Sanjoanense na final da Elite Cup, por 5-3 e conquistou o terceiro o título na prova.
Logo nos momentos iniciais anteviu-se o que viria a ser um jogo equilibrado, com ambas as equipas a criarem perigo e determinadas em chegar ao golo.
Já depois de Maria Vieira ter negado o golo de livre direto na sequência de azul mostrado a Rita Batista, o SL Benfica colocou-se em vantagem a seis minutos do intervalo: numa jogada individual, Maria Sofia Silva surgiu por detrás da baliza e marcou o 1-0, resultado com que as equipas foram para o descanso.
O conjunto orientado por Paulo Almeida entrou da melhor forma no segundo tempo, com Maria Sofia Silva, servida por Raquel Santos, a bisar para o 2-0, com apenas 40 segundos no relógio. No entanto, a ADS não baixou os braços e embora tenha falhado a finalização do livre direto por azul mostrado a Marlene Sousa, ainda em power play, logrou reduzir por intermédio de um remate da meia-distância de Catarina Costa.
Animada pelo golo, a equipa nortenha conseguiu a reviravolta nos minutos seguintes: Joana Rodrigues marcou o golo do empate e a 13 minutos do fim, Catarina Costa, na recarga do livre direto pela 10ª falta do SLB defendido pela guardiã benfiquista, colocou a Sanjoanense em vantagem com o 2-3.
Obrigadas a patinar atrás do prejuízo, as águias reagiram e foi mais uma veza Maria Sofia Silva que, com o terceiro da conta pessoal, estabeleceu o empate. A terminar, o SL Benfica recuperou a vantagem com golo de Aimée Blackman (4-3). A ADS deu o tudo por tudo, ficou a jogar em 5×4, mas Marlene Sousa fechou as contas no último segundo da partida com o 5-3.
No final, a capitã Marlene Sousa explicou como a ADS é «uma equipa muito especial para mim porque foi na Sanjoanense que fiz tida a minha formação» e salientou que foi «um grande jogo de hóquei em patins onde houve de tudo.
«Foi uma vitória muito suada, sim, mas é assim também que se definem as grandes equipas e ir à procura do resultado quando as coisas começam a não correr bem. E assim foi muita mística dentro do campo, lutar até ao fim e o Benfica está de parabéns por ter conseguido mais uma vitória e revalidado este título», disse.
Na opinião do treinador, Paulo Almeida, este «foi um grande jogo para uma grande final e o Benfica acaba por ganhar bem porque carregou durante todo o tempo». «Estivemos sempre à frente do marcador, independentemente de elas conseguirem, na segunda parte, passar do 2-0 para o 2-3, mas a minha equipa acredita sempre até ao fim. Acho que a vitória é justa do Benfica, com uma grande equipa do outro lado», concluiu.
Meias-finais
SL Benfica 9 x 1 Escola Livre A
HC Turquel 4 x 7 AD Sanjoanense/Delba
Final
SL Benfica 5 x 3 AD Sanjoanense/Delba