O SL Benfica venceu, esta tarde, o dérbi frente ao Sporting CP, por 1-3, e mantém assim a liderança isolada, com 35 pontos.
Os minutos iniciais no João Rocha foram de perigo para os leões, com Nil Roca a obrigar à defesa de Girão, na bola de saída. O Sporting começou a fazer pressão alta, criando dificuldades às águias na circulação de bola, com o jogo a passar por uma fase equilibrada sem ascendente para nenhuma das equipas.
Ao minuto 16, oportunidade para o SCP inaugurar o marcador, de livre direto, na sequência de cartão azul mostrado a Nil Roca por falta sobre Nolito, que, chamado a converter, stickou para defesa de Pedro Henriques.
A cerca de dois minutos e meio para o tempo de descanso, as águias abriram o ativo: numa recuperação de bola em terreno proibido, Alvarez rematou e a bola desviou em Lucas Ordoñez, para o 0-1, resultado ao intervalo.
No segundo tempo, o Sporting CP entrou a marcar, com um minuto de jogo decorrido, através de Matias Platero que surgiu no interior da área adversaria para receber a assistência de Ferrant Font e perfazer o 1-1.
O jogo manteve-se vivo nos minutos iniciais do tempo complementar, com o SCP mais atacante. No minuto 22, Pedro Henriques defendeu a tentativa de marcação do livre direto de Font, pela décima falta cometida pelo SLB.
Ao minuto 15, num lance que começa atrás da baliza de Girão com Roberto di Benedetto à procura da linha de passe, este assiste Gonçalo Pinto que estava sem marcação, para o 1-2 das águias.
A partir daqui o SL Benfica protagonizou ataques mais pausados, assumindo a gestão do jogo, com o Sporting CP a ser obrigado a patinar atrás do prejuízo.
A cinco minutos do fim, foi assinalado penálti a favor do SLB que Diogo Rafael não desperdiçou, fechando a contagem final em 1-3, num remate forte e colocado sem hipótese para Girão.
A 59 segundos do apito final, as águias cometeram a 15ª falta. Nolito rematou para a defesa de Pedro Henriques, com o resultado a permanecer inalterado no marcador.
Nos restantes jogos da jornada, o SC Tomar/IPT sofreu uma dilatada derrota em Famalicão, com a equipa da casa a vencer por 7-2 e, com o mesmo resultado, o OC Barcelos SAD venceu o Riba d’Ave/Sifamir. O CD Paço Arcos recebeu e venceu AJ Viana/NeivaSports por 2-0 e o Parede FC foi a Valongo perder por 3-6.
O SL Benfica continua líder com 39 pontos, mais quatro que o Sporting CP que tem 35, na segunda posição, os mesmos pontos que o OC Barcelos SAD que ocupa o terceiro lugar. A jornada encerra dia 1, com o jogo entre o HC Braga SAD e FC Porto/Fidelidade.
Resultados | 15ª Jornada
CD Paço Arcos 2-0 AJ Viana/NeivaSports
OC Barcelos SAD 7-2 Riba d’Ave HC/Sifamir
Famalicense AC 7-2 SC Tomar/IPT
UD Oliveirense/Simoldes 4-3 GRF Murches
AD Valongo/Colquímica 6-3 Parede FC
Sporting CP 1-3 SL Benfica
01/02/2023 | 21h | HC Braga SAD x FC Porto/Fidelidade
Pode consultar o calendário completo, as fichas de jogo, resultados e classificações no Portal Jogos HP.