Depois do SL Benfica e do FC Porto/Fidelidade ontem, hoje foi a vez de Sporting CP e UD Oliveirense/Simoldes vencerem o primeiro jogo dos quartos de final do play-off do Campeonato PLACARD.

Na primeira partida da tarde entre Sporting CP e SC Tomar/IPT, os leões venceram, pela margem mínima de 2-1, com o golo da vitória a ser marcado nos dois últimos segundos da partida.

O Sporting CP entrou com mais ascendente, mas foram os tomarenses a adiantarem-se no marcador com um golo da meia-distância de Filipe Almeida ao minuto 17. Os leões não desanimaram e continuaram o ímpeto ofensivo, com Marante a conseguir impedir o golo até ao minuto três, momento em que Nolito Romero finalizou para o 1-1. No minuto seguinte, Facundo Bridge conseguiu recuperar a bola e rematou para o 2-1, resultado com que as equipas foram para o intervalo.

Na segunda metade os golos tardaram, com o Sporting a gerir o tempo no relógio e o SC Tomar/IPT a tentar chegar à igualdade, o que aconteceu no último minuto de jogo, de penálti, cobrado por Guilherme Silva (2-2). Nuns últimos momentos alucinantes, o SCP beneficiou de um penálti, a dois segundos do apito, que Nolito não desperdiçou, fechando o marcador com o 3-2.

A fechar esta primeira jornada da fase decisiva do campeonato, UD Oliveirense/Simoldes e OC Barcelos protagonizaram uma partida eletrizante, com a equipa de Oliveira de Azeméis a vencer os barcelenses por 5-4.

A primeira parte do jogo foi intensa. A UDO entrou mais perigosa, mas o OCB prontamente equilibrou, com o jogo a ficar muito encaixado. Com dois minutos no relógio a UDO desperdiçou a oportunidade de inaugurar o marcador por azul mostrado a Miguel Rocha, com Facu Navarro a permitir a defesa de Conti no respetivo livre direto.

O golo acabou por surgir ao minuto 13, mas para o OC Barcelos: Luis Querido recuperou a bola, liderou o ataque num 3 x 2 e, com uma stickada do meio da rua fez o 0-1. A UDO não baixou os braços e insistiu nas transições e chegou ao golo por intermédio de Facu Navarro, numa jogada de insistência na zona de perigo do OCB, e restabeleceu a igualdade (1-1, minuto 10).

Com o ritmo a continuar elevado, a cinco minutos do intervalo foi mostrado o azul a Diogo Barata e assinalado penálti a favor do OCB. Luís Querido rematou para o 1-2, resultado com que as equipas recolheram aos balneários.

Na etapa complementar a UD Oliveirense/Simoldes entrou melhor e disposta a assumir o controlo do jogo, em 25 minutos onde as bolas paradas foram o grande destaque. No minuto 23, Rampulla foi sancionado com o azul e, na cobrança do livre direto, Lucas Martinez rematou direto para o 2-2.

Nos minutos seguintes, mais duas bolas paradas para cada lado, ambas desperdiçadas por Luís Querido e Lucas Martinez, que rematarem ao lado na 10ª falta da UDO e no livre direto por azul mostrado a Querido, respetivamente. Mas não ficamos por aqui.

Ao minuto 15, o azul mostrado a Facu Navarro resultou no 2-3 para o OC Barcelos marcado com uma «picadinha» de Alvarinho, na cobrança do livre direto. Menos de 15 segundos depois, caiu a 10ª falta da equipa de Rui Neto, com Lucas Martinez a rematar direto para o fundo da baliza de Conti, repondo a igualdade a três. Dois minutos depois, novo penálti a favor da UDO, mas sem golo (Marc Torra rematou ao ferro).

Foi o Barcelos a desfazer a igualdade ao minuto 11: Rampulla esperou pela linha de passe atrás da baliza de Xano Edo e assistiu Poka, livre de marcação, para o 3-4. A vantagem durou apenas um minuto, com a UDO a lograr novamente o empate com golo de Franco Platero (4-4).

A nove minutos para o fim, foi a vez de Vieirinha ver o cartão azul. Mais uma vez chamado para a cobrança, Lucas Martinez marcou o 5-4 (terceiro da conta pessoal, os três golos de bola parada), colocando a UD Oliveirense pela primeira vez na frente do marcador, de onde já não saiu.

O OC Barcelos tudo tentou para chegar a novo empate, mas Xano Edo negou o golo a Alvarinho de livre direto, pelo segundo azul mostrado a Facu Navarro e, mesmo a jogar de 5×4 nos últimos 30 segundos, os barcelenses não conseguiram marcar o golo que levaria o jogo a prolongamento.

Agenda | Quartos de final | Jogo #2 (à melhor de três)

22/05/2024
21h00 | Riba d’Ave HC/Sifamir x FC Porto/Fidelidade   
2h00 | AD Valongo/Colquímica x SL Benfica     

23/05/2024
21h00 | SC Tomar/IPT x Sporting CP
21h30 | OC Barcelos SAD x UD Oliveirense/Simoldes

Consulte o calendário completo do play-off, as fichas de jogo em tempo real e todos os resultados e classificações no Portal Jogos HP e assista aos jogos na FPP TV e na DAZN.

Toor

Patrocinadores Oficiais do Hóquei em Patins