24 anos depois, o hóquei em patins voltou ao Pavilhão Rosa Mota, agora Super Bock Arena, para receber a Final Four da WSE Champions League by Azemad.

Cerca de três mil espetadores assistiram à primeira semifinal entre Sporting CP e FC Porto/Fidelidade, com os leões a venceram os dragões, por 6-5, garantindo assim a presença na final de amanhã, frente ao vencedor do jogo OC Barcelos – UD Oliveirense/Simoldes (para ver mais logo, às 16h30).

O Sporting CP entrou com mais iniciativa nos momentos iniciais da partida, obrigando Malián a duas defesas e, ao minuto 18 inaugurou o marcador: numa transição muito bem construída imediatamente a seguir a uma defesa de Girão, Nolito, com uma stickada forte, fez o primeiro (1-0). O FC Porto procurou o empate pressionando com mais intensidade, mas Girão foi negando o golo.

O FCP não empatou ao minuto 13, de bola parada, na sequência de azul mostrado a Ferrant Font por engachamento a Hélder Nunes, mais uma vez graças a Girão que conseguiu impedir Hélder Nunes de marcar. Com maior ascendente em rinque, o Sporting CP ampliou ao minuto nove por Toni Perez: o espanhol aproveitou uma bola vinda da tabela e bateu Malián para o 2-0. A vantagem dos leões começou a ser desfeita a quatro minutos do descanso: primeiro Hélder Nunes recuperou a bola na tabela lateral e, de «picadinha» reduziu para o 2-1. 30 segundos depois, o FCP empatou pelo stick de Carlo di Benedetto, na recarga de um primeiro remate de Gonçalo Alves, estabelecendo o empate a duas bolas ao intervalo.

Na etapa complementar, o FC Porto/Fidelidade entrou a ameaçar o golo através da meia distancia, mas foi o SCP a marcar, com três minutos jogados, golo que resultou de uma triangulação perfeita entre Rafa Bessa, João Souto e Verona, com este a desviar para o 3-2. No mesmo minuto, a segunda advertência a João Souto valeu-lhe o azul e consequente livre direto para os portistas, que Gonçalo Alves não aproveitou, rematando ao lado da baliza do Sporting.

Ao minuto 17, Henrique Magalhães ganhou espaço e, com uma «bomba» ao primeiro poste, fez o 4-2 leonino. Os dragões beneficiaram no mesmo minuto de um penálti por falta de Rafa Bessa sobre Edu Lamas, mas Girão disse «presente» e defendeu o remate de Gonçalo Alves.

O FC Porto/Fidelidade não desistiu de procurar a baliza e, a nove minutos do fim, uma recuperação de bola e passe de Mena para Telmo Pinto permitiu que este reduzisse para o 4-3, numa altura do jogo em que ambas as equipas tinham nove faltas. Mas o Sporting CP voltou a dilatar com mais dois golos: Henrique Magalhães, bateu Malián de «picadinha» para o 5-3 e, num contra-ataque de 2 x 1, Verona assistiu Bessa para este marcar o 6-3, a pouco mais de três minutos do apito.

Os últimos minutos foram alucinantes: o Sporting cometeu a 10ª falta que Carlo di Benedetto não desperdiçou e fez o 6-4. A cerca de 1’30 do fim, o FCP reduziu para a margem mínima, novamente por di Benedetto que aproveitou uma falha de marcação dos leões (6-5) apostando logo de seguida no 5×4, mas Girão conseguiu aguentar a pressão portista e segurou a vantagem leonina.

No final do encontro, Henrique Magalhães explicou que a equipa sabia das dificuldades que ia encontrar ao jogar com o atual campeão da Europa em título, mas sublinhou que o Sporting CP conseguiu «estar sempre estável no jogo» «Estivemos a ganhar por dois, empatámos, voltámos a ganhar por dois e na parte final o Porto pressionou-nos muito. Estes jogos são sempre assim, umas vezes ganha-se, outras vezes perde-se. Felizmente para nós hoje conseguimos a passagem à final, mas não ganhámos nada. Vamos ter mais um jogo complicadíssimo amanhã», disse.

Para o técnico leonino, Alejandro Dominguez, este foi um jogo «com muitos altos e baixos e com muita troca de protagonistas, mas durante boa parte do primeiro tempo fizemos o jogo que tínhamos planeado e conseguimos controlar». O treinador revelou estar «feliz porque a equipa jogou por um lado, com cabeça e cumpriu com o que tínhamos planeado, mas jogou também com alma e coração e chegou a bolas que pareciam impossíveis. O primeiro passo está dado, agora vamos recuperar para amanhã e disfrutar de uma final que estes jogadores têm muita vontade de ganhar».

A segunda semifinal realiza-se esta tarde, às 16h30, entre OC Barcelos SAD e UD Oliveirense/Simoldes. A final está marcada para amanhã, às 15h. Acompanhe os jogos Final Four da WSE Champions League by Azemad na Eleven na DAZN, na WSE TV e no website do jornal Record e veja todos os resultados e as fichas de jogo em tempo real aqui.