Numa primeira parte não tão bem conseguida por Portugal, a Suíça ainda assustou, mas a seleção nacional reorganizou-se e venceu por 1-7 os helvéticos. Amanhã, às 18 horas, a equipa das quinas disputa o último jogo do campeonato, frente à Espanha, para discutir o título.
Portugal entrou algo ansioso na partida, mas sempre com o sentido na baliza da Suíça, a pressionar alto com o ataque organizado e a criar oportunidades. Por seu turno, os helvéticos apresentaram-se defensivamente com marcações no bloco baixo, apostando nas saídas rápidas.
Aos poucos, a equipa das quinas foi começando a tomar conta do jogo, com mais posse de bola, mas a não conseguir chegar ao último terço do rinque para concretizar em golos. O primeiro surgiu finalmente ao minuto 17, com Jotta a receber a bola lado esquerdo do guardião suíço e a rematar para o fundo da baliza (0-1). Dois minutos depois, a seleção helvética empatou através de um remate potente da meia distância, que surpreendeu Tiago Freitas.
Segundos depois, foi mostrado o cartão azul a Zé Miranda com o jogo parado e Portugal ficou dois minutos a jogar em under play. Seguiram-se momentos de alguma desorganização da equipa lusa e Renato Garrido decidiu lançar Lucas Honório no jogo, na reposição da igualdade numérica.
A seleção reorganizou-se e, a dois minutos do apito para o intervalo, Diogo abreu marcou o 1-2, com um remate que sofreu um ligeiro desvio do último jogador da Suíça, traindo o guarda-redes. A cinco segundos do primeiro tempo, foi assinalado penálti a favor de Portugal, por falta cometida sobre Lucas Honório, que Zé Miranda bateu rasteiro, marcando o 1-3 com que as equipas foram para o tempo de descanso.
Na segunda parte, Portugal entrou determinado a ampliar o resultado e a desbloquear o poderio físico da suíça. E foi o que aconteceu: ao minuto 23 foi assinalado novo penálti a favor da equipa lusa que Zé Miranda não desperdiçou, perfazendo o 1-4. O quinto surgiu com Diogo Abreu a simular perante o guardião suíço e a temporizar a desmarcação de Bernardo Ramalho, que assistiu para este marcar o 1-5. Ao minuto 11, Tiago Sanches roubou a bola numa transição da Suíça na zona do meio-campo, isolou-se para a baliza e, de picadinha, perfez o 1-6. Diogo Barata, numa jogada que surge por detrás da baliza adversária, marcou o 1-7 final.
No fim da partida, Diogo Abreu referiu que este foi «um bom jogo para ganhar confiança para amanhã», acrescentando que a Suíça «foi uma seleção que nos criou bastantes dificuldades principalmente numa parte inicial, com uma defesa baixa e por ser uma equipa bastante aguerrida e forte fisicamente». «Conseguimos ultrapassar essas dificuldades e na segunda parte libertámo-nos e ganhámos confiança».
Sobre a derradeira partida de amanhã, o atleta sublinhou que «já sabemos que vamos ter um jogo muito difícil. Um Portugal x Espanha é um jogo que todos querem jogar, mas a equipa está muito confiante, acredita muito nos processos e sabe o que tem de fazer em pista e estamos aqui para lutar pelo título». O jogador espera «que o pavilhão esteja como a equipa merece: completamente cheio para nos apoiar e embalar para o título».
O selecionador Nacional, Renato Garrido, explicou que «sabíamos que a Suíça, em quase todos os jogos, bateu-se forte a nível defensivo, e que o jogo não se ia decidir logo no início» e que mantendo «a intensidade que tivemos desde o início, mais tarde ou mais cedo conseguíamos outro resultado».
Na antevisão para o último jogo de amanhã, Garrido salientou que a equipa de Espanha «é muito forte, com jogadores que já atuam na liga espanhola e que vêm também das seleções de Sub-17 e Sub-19 espanholas». «Creio que é um jogo onde não há favoritos e em que qualquer uma das equipas terá 50% de possibilidades», disse.
O técnico acrescentou que a seleção do país vizinho «é uma equipa mais madura, com jogadores mais velhos», mas que para Portugal «isso não é um problema». «Amanhã o que queremos é dar tudo para podermos ser campeões, respeitando um adversário com muita qualidade. Com esse respeito e com uma vontade enorme de querer ganhar, é assim que amanhã vamos enfrentar a Espanha», concluiu.
Portugal consegue assim três vitórias em três jogos, com nove pontos, e prepara-se para tentar fazer história, amanhã, frente à seleção espanhola.
Marcadores: Zé Miranda (2), Bernardo Ramalho, Diogo Abreu, Diogo Barata, Jotta e Tiago Sanches.
Agenda | Campeonato da Europa
Portugal 15 x 1 Inglaterra
Itália 0 x 7 Portugal
Suíça 1 x 7 Portugal
08/04/2023 | 18h | Portugal x Espanha
Consulte o calendário completo, fichas de jogo, resultados e classificações aqui.