A seleção nacional de Sub-19 terminou o estágio de quatro semanas de preparação para o Campeonato do Mundo. A equipa das quinas viaja amanhã, para Novara, cidade onde vai decorrer a competição, de 8 a 14 deste mês.
No final do estágio conversámos com o selecionador nacional, Vasco Vaz, que nos falou sobre estas semanas de trabalho e sobre a antevisão da competição.
FPP – Como sente a equipa nesta fase e como correu o estágio de forma global?
VV – O estágio correu bem, com os processos a serem treinados e aplicados também nos jogos treino que efetuámos. É um balanço positivo que esperamos que se reflita naquilo que vai ser a nossa prestação no campeonato.
Gostaria de ter tido jogos treino mais competitivos, mas tal não foi possível porque as equipas também estão no início da época. No entanto, penso que este último jogo já foi mais equilibrado, com uma equipa mais competitiva e da primeira divisão (J. Pacense/Des Compagnons), em que os atletas corresponderam perfeitamente àquilo que lhes foi pedido.
FPP – Depois do quarto lugar na Argentina, esta equipa vai para Itália com um objetivo que será essencialmente não ficar em quarto lugar. O que é que podemos esperar deste campeonato em Itália?
VV – Esta equipa tem dois objetivos iniciais: o primeiro é vencer a fase de grupos e o segundo é chegar à final. Depois, na final, logicamente que há um terceiro: todos querem estar na final para ganhar. É nisso que eles neste momento estão focados e será este o objetivo principal desta equipa que é ultrapassar, passo a passo, as fases da competição.
Portanto, o primeiro passo vencer o grupo, segundo chegar à final, e depois na final, ganhar, porque o nosso objetivo é esse, por isso é que trabalhámos e estivemos aqui quatro semanas com todas as condições dadas pela FPP e por todo o seu staff onde não faltou nada a estes atletas. Logo, aí não pode haver desculpas e só têm que mostrar aquilo que são dentro do campo, porque têm valor para o fazer e é isso que pretendemos.
FPP – O título de campeão da Europa coloca alguma pressão extra nesta equipa?
VV – Creio que não. São duas competições totalmente diferentes até porque, como sabemos, a Argentina é campeã do mundo e a Itália é vice-campeã e joga em casa, portanto acho que não coloca pressão. Todos gostam da «montra» do mundial porque tem outra estrutura e outra dimensão que o europeu não tem, daí que muitas vezes há surpresas. E o que aconteceu na Argentina foi essa surpresa: Itália apareceu numa final quando ninguém contava que tal acontecesse e nós estávamos preparadíssimos para a discutir e convencidos que éramos nós os finalistas e conseguir o título perante 12 mil pessoas. Esse foi um dia «não» que eu espero que não aconteça em Novara.
Portugal está no grupo B juntamente com as seleções da Colômbia, França e Itália. Do Grupo A fazem parte as seleções da Argentina, Suíça, Chile e Espanha. A Fase de Grupos inicia na próxima segunda-feira.
Agenda | Sub19
Fase de Grupos
08/09/24 | 16h | Portugal x França
09/09/24 | 14h | Colômbia x Portugal
10/09/24 | 20h | Portugal x Itália
12/09/24 | Quartos de final
13/09/2024 | Semifinais
14/09/24 | Final
Confira o calendário completo e acompanhe as fichas de jogo em tempo real aqui e assista aos jogos em direto através da World Skate TV.