Foi preciso ir a penáltis, para que a UD Oliveirense vencesse, esta tarde, o atual detentor do título – o Trissino, e garantir a presença na meia-final de amanhã. O jogo terminou empatado a quatro golos no tempo regulamentar. No prolongamento um golo para cada equipa levou o jogo para os penáltis, onde a equipa portuguesa foi mais eficaz: marcou três contra apenas um dos italianos.

A partida começou com as equipas encaixadas, embora com algum ascendente dos italianos, que se traduziu no golo inaugural assinado por João Pinto: na conclusão de uma jogada de ataque desviou ao segundo poste para o fundo da baliza de Diogo Fernandes, ao minuto 18 (1-0).

Na resposta a UD Oliveirense tentou reagir, mas uma defesa coesa dos italianos dificultava a vida à equipa de Paulo Pereira. Foi Xanoca, ao minuto nove, que conseguiu romper o bloco do Trissino, com uma jogada individual na qual tirou os adversários do caminho e rematou para o empate (1-1).

O golo animou a UD Oliveirense, mas a três minutos do intervalo, Jorge Silva viu o cartão azul. Os italianos não desperdiçaram e voltaram à vantagem (2-1), com que as equipas foram para os balneários.

Com dois minutos de jogo do segundo tempo, Marc Torra rematou enrolado ao ângulo superior direito da baliza italiana para o empate a duas bolas (2-2). Cinco minutos depois, o Trissino recuperou a vantagem na sequência de uma perda de bola da UDO em zona proibida, para o 3-2. Numa altura em que a UDO voltava a mostrar algumas dificuldades em chegar à área do Trissino, foi novamente Xanoca que, com uma grande assistência de Lucas Martínez, encostou para o golo do empate da UD Oliveirense.

©WSE

À entrada do minuto 9, Lucas Martínez viu o azul por engachamento a Gavioli. Na conversão, Giulio Cocco rematou forte e colocado sem hipótese para Diogo Alves, perfazendo o 4-3. A dois minutos e meio do fim, Xavi Cardoso perfez o quarto que levou as equipas prolongamento.

A primeira parte do prolongamento decorreu sem golos. Na segunda, o Trissino cometeu a 10ª falta, com Lucas Martinez a converter o respetivo livre direto e a colocar a UDO em vantagem pela primeira vez na partida, a três minutos para o fim (4-5). Segundos depois os italianos empataram, levando o jogo para penáltis, com o desfecho favorável para o conjunto de Oliveira de Azeméis.

No final do jogo, Jorge Silva, explicou que o Trissino «complicou muito o nosso jogo, mas esta equipa está de parabéns. Neste momento somos uma equipa que conseguiu estar a perder quatro vezes e acreditou sempre». O jogador fez questão de dar os parabéns «principalmente ao hóquei em patins porque foi um grande jogo de hóquei» e referiu que «já estamos a pensar no jogo de amanhã, independentemente da equipa for, porque hoje tivemos um prémio que andámos semanas a trabalhar para ele, e dar os parabéns a este grupo de trabalho, que está entre as quatro melhores equipas da Europa».

Pode assistir aos jogos na Eleven, na WSE TV, e consultar as fichas de jogo, resultados e classificações em tempo real aqui.

Toor

Patrocinadores Oficiais do Hóquei em Patins