Realiza-se em Salvaterra de Miño, em Espanha, de 10 a 12 de Abril, a última edição da Taça Latina.

Com início em 1956, esta competição é destinada a seleções de Portugal, Espanha, Itália e França e, desde 1987, apenas para seleções jovens.

No modelo atualmente em disputa, esta competição é para seleções de sub-23, realiza-se de dois em dois anos e além do troféu de vencedor de cada edição, inclui o troféu de vencedor da série, que é atribuído à seleção que mais pontos somar numa série de 4 edições.

Este ano, realiza-se a última edição da segunda série – iniciada em 2014 em Viana do Castelo -, cuja classificação atual é liderada por Portugal com 18 pontos, seguido da Espanha com 16, Itália com 10 e França com 8.

2020 é também o ano em que se realiza pela última vez a Taça Latina, com Portugal na frente do ranking com um total de 13 conquistas seguido pela Espanha com 12 (dados da WSE).

Face ao término desta competição, a Federação de Patinagem de Portugal apresentou uma proposta à WSE de realização do Campeonato Europeu de Sub-23, a realizar de 2 em 2 anos, na semana da Páscoa, aberto a todas as seleções europeias, com início já em 2022, que será agora analisada pela WSE.

Toor Azemad

Patrocinadores Oficiais do Hóquei em Patins