Jogo com pouca história e muitos golos. Foi assim a partida dos quartos de final entre Portugal e a seleção inglesa, com a seleção nacional a vencer por 15-2, com golos de João Rodrigues (5), Rafa (3), Henrique Magalhães (2), João Souto (2), Gonçalo Alves, Nuno Santos e Telmo Pinto. Amanhã, a equipa lusa joga a meia-final frente à seleção francesa, às 17h30.

Teoricamente já se previa um jogo de ritmo mais baixo e sem grandes dificuldades, frente ao último classificado do Grupo B, e assim aconteceu na prática. Em ambas as partes o domínio português foi constante, com cinco golos marcados no primeiro tempo e dez, no segundo, dois dos quais os golos de estreia de Nuno Santos e Telmo Pinto neste europeu.

Na análise à partida, Telmo Pinto explicou que «sabíamos de antemão que nós é que poderíamos traduzir o jogo em facilidades» e fez questão de frisar «o máximo respeito pela Inglaterra e parabenizar pelo trabalho que têm feito no hóquei patins, tendo umas condições bastante deficientes comparado connosco e com Espanha, por exemplo». Sobretudo «tínhamos que nos respeitar e para amanhã estarmos o mais frescos e com melhores sensações possíveis, tínhamos de fazer um jogo minimamente conseguido. Fizemos o ritmo ao nosso gosto porque sabemos que amanhã teremos um jogo extremamente difícil e completamente diferente deste», disse.

Sobre o jogo frente aos franceses, Telmo vaticina que «será um jogo completamente diferente da fase de grupos e até do ano passado no mundial: abemos o que podemos esperar e nas nossas condições somos claramente favoritos, mas temos que traduzir isso dentro de campo e é isso que vamos fazer para no sábado estarmos na final».

A mesma opinião tem o selecionador nacional, Renato Garrido, ao afirmar que «temos a certeza que será uma França diferente, porque também reparamos e fomos observando uma gestão que houve por parte do treinador francês tendo em conta estas fases de decisão». «Todos nós vimos de jogos bastante difíceis, desgastantes, intensos e competitivos. e agora encontramo-nos nesta fase decisiva das meias para nos tentarmos apurar para a afinal, e esse é o nosso grande objetivo», acrescentou.

Sobre a diferença entre a Fase de Grupos e o jogo das meias-finais, Garrido é taxativo: «aqui não podemos errar. Queremos ser certeiros com as opções que vou tomar, com as decisões muitas vezes em campo dos jogadores».

«Acreditamos muito nestes jogadores que querem muito ganhar este campeonato da Europa, sabendo que temos de o fazer passo a passo, jogo a jogo. E o jogo mais importante é o de amanhã, com França, em que tudo faremos para ganhar e estarmos presentes na final», concluiu o técnico.

Fase de Grupos

Portugal 7 x 4 Itália
Espanha 3 x 3 Portugal
Portugal 3 x 1 França

Quartos-de-final

Portugal 15 x 2 Inglaterra

Meias-finais
21/07/2023 | 17h30 | Portugal x França

Assista aos jogos de Portugal na RTP 1 e acompanhe todos os resultados e fichas de jogo aqui.

Toor

Patrocinadores Oficiais do Hóquei em Patins