A Federação de Patinagem de Portugal expressa o seu profundo pesar pelo falecimento de José Manuel Constantino, presidente do Comité Olímpico de Portugal desde 2013, este domingo, 11 de agosto de 2024.
O Comité Olímpico de Portugal comunicou o falecimento do seu presidente através de uma nota oficial, onde expressou o imenso pesar por esta perda: «é com grande pesar que o COP partilha esta notícia, num dia de grande tristeza para a sua família e amigos, e para o desporto português. O nosso Presidente há muito lutava contra a doença e foi-nos dando ano após ano, dia após dia, exemplos de grande tenacidade na liderança da organização», pode ler-se.
José Manuel Constantino foi uma figura incontornável no Desporto português, tendo presidido, além do Comité Olímpico de Portugal, à Confederação do Desporto de Portugal e ao Instituto Português do Desporto, hoje Instituto Português da Juventude e Desporto. A sua carreira foi marcada por uma dedicação inabalável ao desenvolvimento e promoção do desporto em Portugal, deixando um legado duradouro.
Luís Sénica, presidente da Federação de Patinagem de Portugal, relembra com saudade a sua convivência com José Manuel Constantino: «Portugal ficou mais pobre no Desporto nacional. Tive a felicidade de o ter como meu professor na faculdade e de partilhar momentos com ele enquanto presidente do COP, uma permanente lição de saber. Portugal perde um homem de uma cultura desportiva acima da nossa realidade, que partiu no último dia dos Jogos Olímpicos…».
Luís Sénica deixa uma sentida palavra para a família, amigos e para o COP: «neste momento de profunda dor, a Federação de Patinagem de Portugal associa-se ao luto da família, amigos e de toda a comunidade desportiva nacional, expressando as mais sentidas condolências. Que a memória e o legado de José Manuel Constantino perdurem e continuem a inspirar o Desporto português».